Dentro da cidade de São Paulo, diariamente acontecem
mais de 1,9 milhão de trajetos motorizados por dia, exclusivamente para compras
A informação foi levantada através da Pesquisa
Origem Destino - OD 2017, realizada pelo Metrô de São Paulo.
Esses números representam um aumento de aproximadamente 35% no volume de tráfego em relação a 2007, ano da pesquisa anterior.
Esses números representam um aumento de aproximadamente 35% no volume de tráfego em relação a 2007, ano da pesquisa anterior.
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Avenida 23 de Maio congestionada ao meio-dia |
As viagens motorizadas são aquelas feitas por metrô, trem, ônibus, automóveis e motocicletas, sendo as não motorizadas realizadas por bicicleta ou a pé.
Os números foram apresentados por Luiz Antônio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento e Meio Ambiente da Companhia do Metropolitano durante uma reunião na Associação Comercial de São Paulo – ACSP.
Outro dado da pesquisa mostra que pequenos negócios também são a razão de muitas viagens não-motorizadas.
O uso de bicicletas com a finalidade de fazer compras cresceu
de 4% para 11%, de 2007 para 2017.
São distâncias menores, que segundo Cortez, “também
acabam originando as chamadas compras por impulso”.
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Bicicletas ganham cada vez mais espaço na vida urbana |
Para o gerente do Metrô, embora nenhuma pesquisa confirme essa intuição, “outras cidades do Brasil e do mundo já realizaram estudos que apontam uma relação maior entre o uso da bicicleta e o aumento do movimento do comércio, especialmente nos negócios de bairro”.
Cortez avalia que os ciclistas têm a mesma facilidade de um pedestre.
“Conseguem parar em qualquer lugar e os próprios comerciantes apontam o
ciclismo como muito favorável ao comércio, especialmente, de alimentos e para
pequenas compras”, diz.
Ele esclarece que as entregas não são contabilizadas
nessa conta, pois são consideradas como, fretes e carga.
Números da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET apontam que a cidade de São Paulo soma 30 mil contratados para serviços de entrega feitos por bicicletas.
Pico do meio dia
Números da Companhia de Engenharia de Tráfego - CET apontam que a cidade de São Paulo soma 30 mil contratados para serviços de entrega feitos por bicicletas.
Pico do meio dia
Outro destaque da pesquisa revela que o horário do meio-dia se tornou o mais movimentado na Região Metropolitana de São Paulo, com 5,2 milhões de viagens diárias, ficando à frente dos picos da manhã e da tarde.
Os picos da manhã e da tarde registraram 4,5 milhões e 4 milhões de viagens, respectivamente.
Na opinião do gerente de Planejamento e Meio Ambiente
da Companhia do Metro, esses deslocamentos no meio do dia refletem as
dificuldades econômicas do País e o estabelecimento de um novo padrão do
mercado de trabalho no cotidiano.
“Parte da população se divide entre dois empregos,
outras empresas reduziram a carga horária como alternativa ao desemprego e
ainda há muita gente buscando emprego circula nesse horário, define o
executivo.
Métodos da Pesquisa Origem Destino
A Pesquisa OD foi realizada durante 11 meses, em 2017, para a coleta das informações junto a mais de 156 mil pessoas nas 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo.
As entrevistas foram feitas em residências, rodovias, aeroportos e terminais rodoviários, conforme a Companhia do Metrô
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O Metrô segue sendo o mais importante meio de transporte coletivo |
Fonte: ACSP
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