segunda-feira, 3 de junho de 2024

Parque Ibirapuera não terá seu nome alterado

O Parque do Ibirapuera vai continuar com o nome que recebeu em sua inauguração no dia 25 de janeiro de 1954.

Em segunda votação na Câmara Municipal de São Paulo, ficou decidido que a Praça da Paz, localizada dentro do parque, terá acrescentada à sua denominação o nome de Rita Lee.

Na proposta original apresentada pela vereadora Luna Zarattini - PT, em maio de 2023, a ideia era acrescentar o nome da cantora a todos os espaços da área verde que passaria a se chamar Parque Ibirapuera - Rita Lee.

Em primeira votação, o projeto nesta forma foi provado pela Câmara Municipal, decisão que levou o Comitê de Civismo e Cidadania – COCCID, da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, a enviar ofício aos vereadores propondo alterações.

A explicação foi que seria cometido um erro histórico e cultural, pelo fato do Ibirapuera ser um símbolo da cidade identificado nacionalmente.

A ideia acabou aceita pela maioria dos vereadores até porque, o COCCID não era contrário a uma homenagem para Rita Lee, mas de outra maneira.

Algumas propostas sugeridas foram criação de um monumento ou a nomeação de um espaço cultural em sua homenagem.

Após debates e emendas, a Câmara definiu que a homenagem seria acrescentar o nome da cantora à Praça da Paz e todos concordaram.



O projeto agora aprovado, segue para a sanção do prefeito Ricardo Nunes.

As memórias de Rita Lee irão continuar dentro do parque que ela tanto frequentou e serão lembradas todas as vezes que lerem seu nome.

A cantora que alegrou tantas plateias será para sempre a nossa eterna Santa Rita de Sampa.



SALVE, SALVE RITA LEE!


Fontes: COCCID – Blog do Jornalista Vitor Santos

https:jornalistavitorsantos.blogspot.com

Foto Aérea – Cesar Sacheto – BTN

Pintura: musicapave/nuno nunes


5 comentários:

  1. Ela cresceu ali ao lado, na rua Joaquim Távora, portanto era nativa do Ibirapuera. Porém, nomear o parque todo com seu nome parecia mesmo exagerado. Ficou ótimo, porque a Praça da Paz, doravante com o nome da maravilhosa Rita, é um espaço lindo e bem adequado. Todos felizes então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam ter criado um lugar ,ainda sem nome, no pq Ibirapuera para ela. Praça da paz tbém não tem a ver com ela. Roqueira maluca, provocação social. Amo sua obra ,mas não concordo com estas decisões

      Excluir
  2. Perfeito ! Tive muita convivencia com o parque visitei pela primeira vez com uma tia em 57 e fui conhecendo aos poucos a Bienal o museu . As plantas e mudas o panteão em 70 trabalhei na exposição Atomos em Ação etc fico feliz com a homenagem a Rita Lee .Tem tudo a ver com ela! Obrigada pelo video !

    ResponderExcluir
  3. Eu me lebro de um das primeiras apresentações dela com os Mutantes em uma Fenit dos anos 60.

    ResponderExcluir
  4. Uma bela homenagem a Rita Lee

    ResponderExcluir