segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Surge em São Paulo a Praça do São-Paulino, venha conhecê-la

Quem descobriu a Praça do São-Paulino foi um amigo que se chama Eduardo Britto. 

Ela fica na Vila Bertioga, um cantinho do Alto da Mooca e seu nascimento se deu por iniciativa de um torcedor que foi lá e pintou os troncos das árvores e o ponto de ônibus nas cores preta, branca e vermelha.

O nome oficial é Praça Tristão da Cunha, tentei descobrir quem foi essa pessoa, mas o Dicionário de Ruas da prefeitura não fornece a explicação e diz que o lugar pertence à Água Rasa.

É assim mesmo, na cidade de São Paulo nunca sabemos direito em que bairro estamos, os nomes mudam a cada esquina.

Depois, ao conferir na Wikipedia, vi que Tristão da Cunha foi um navegador português que viveu de 1460 a1540 e dá nome a um arquipélago localizado no Atlântico-Sul.

Interessante é saber que o descobridor da Praça do São-Paulino, Eduardo Britto, é corintiano, mas em homenagem ao pai são-paulino e para não perder o “furo de reportagem”, escreveu um texto bonito. Confira:

Brittadeira: LANCES URBANOS (89)

Existe na maioria das pessoas um sentimento de apoio aos que sofrem, dessa forma uma parte dos torcedores adversários deram apoio a nós são-paulinos na finalíssima da Copa do Brasil. 


Pela manhã, no domingo, recebi no WhatsApp mensagens de corintianos, palmeirenses e santistas, dizendo que iriam torcer para o São Paulo que já estava na hora do clube voltar a ser campeão.

Fiquei preocupado porque torcer para o São Paulo já não é mais “uma grande moleza”, como dizia o apresentador Milton Neves.

Se o nosso time perdesse, a gozação depois seria grande e o tricolor começou perdendo para o Flamengo, mas teve a chance de empatar ainda no primeiro tempo e a emoção do gol me levou às lágrimas.

Olha, desde 1970 assisto o São Paulo jogar, vi o clube ser campeão várias vezes, mas nunca cheguei à tamanha emoção.

O empate em 1x1 garantiu um título inédito para os comandados de Dorival Junior, assim provamos que nem sempre o melhor elenco é garantia de vitória. Precisa haver empenho e dedicação.

Nesse aspecto os jogadores são-paulinos foram superiores ao adversário e isso explica porque o futebol é um esporte tão popular. Talvez seja o único onde nem sempre a melhor equipe sai vencedora.

Por isso somos chamados de “Clube da Fé” e “Mais Querido”.


Quero aqui agradecer ao Eduardo Britto pela concessão de sua foto e ao torcedor anônimo que coloriu a praça com as cores deste “amado clube brasileiro”.

Como diz o hino: “De São Paulo tens o nome que ostentas dignamente!”


5 comentários:

  1. Opa! Obrigado pelo agradecimento e pelo link. Pelo que deduzi ao passar pela praça, ela é o "point" de uma torcida organizada tricolor, porque várias portas de garagens tinham o brasão de uma torcida, que acabei não anotando. Fiquei me perguntando o que sentiriam os outros torcedores que moram na praça ou imediações. Mas enfim, isso é com eles lá da Vila Bertioga. ET.: também torci pelo São Paulo, mas especialmente porque o rival era o Flamengo. Se fosse contra o Inter ou contra o Cruzeiro, sei não rsrs

    ResponderExcluir
  2. Local é subsede da Independente na Mooca.
    https://www.facebook.com/100002139117270/posts/6629707707110467/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

    ResponderExcluir
  3. Aliás, ajudo a pintar a praça todo ano. Rsrrsrrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Geraldo, aqui é o Carlos Amaral (Sao-Paulino da R. ELDORADO). Saudades do Amigo. Faço parte do Grupo de Torcedores que tomam conta e organizam essa praça desde 1986. Somos a JA+BUTE MOOCA e sempre que o São Paulo joga nosso pessoal coloca uma TV no meio da praça para assistir. Nasci na Rua Dr. JOSÉ HIGINO ( RUA QUE CONTORNA A PRAÇA) e frequento desde sempre! Você e os São-Paulinos serão sempre bem vindos para assistir e fazer um churrasco torcendo pro nosso Tricolor.
    Abraços Geraldinho. De Carlos Amaral - Via Facebook/Saudosos da Rádio Eldorado/Estadão

    ResponderExcluir