sexta-feira, 29 de março de 2024

O significado da Páscoa e sua importância para a humanidade

O domingo de Páscoa é o mais importante acontecimento do cristianismo, por marcar a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus que habitou entre nós, seres humanos.

A origem da palavra "Páscoa" é hebraica, vem de "Pessach" e significa "passagem", em comemoração à travessia do Mar Vermelho pelo povo judeu para se libertar de um longo período de escravidão no Egito e foi instituída em 1513 a.C.

Antes disso, a palavra Pessach era utilizada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera.

A igreja cristã que se estabeleceu em Roma seguiu as normas judaicas para celebrar a semana santa seguida da Páscoa, que acontece na primeira lua cheia da primavera, no hemisfério norte, e no outono do hemisfério sul.

A Páscoa dos católicos, é celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia eclesiástica e a tradição de se presentear com ovos, nada tem a ver com o catolicismo, pois surgiu na Ucrânia.


Bem antes do início da era cristã já havia o costume, entre os ucranianos, de se trocar ovos coloridos artisticamente com motivos da natureza.

Na Ucrânia se dá o nome a essa tradição de “pêssanka”, em celebração à chegada da primavera no leste europeu.


Os chineses também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a entrada da estação mais florida do ano.

Para deixá-los coloridos, cozinhavam os ovos com beterrabas, mas não era para comer e sim para dar de presente por representar o início da vida.

A tradição de se homenagear a entrada da primavera continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.


A ideia de se dar ovos como presentes de Páscoa, para serem devorados, começou na França do século 18, mas de um modo diferente.

Em vez de chocolate, os ovos eram feitos de marzipan, uma pasta de amêndoas açucaradas que fez muito sucesso, especialmente entre as crianças.


O coelho da Páscoa veio para a América com os alemães imigrantes do século 19 e o animalzinho, é associado à Páscoa pelo fato de se reproduzir rapidamente, símbolo de fertilidade e vida nova.

A Páscoa Cristã dos católicos do Brasil, é a mesma dos cristãos japoneses e de todos os demais países que seguem o calendário romano.









Colaborou: Valéria Rambaldi




5 comentários:

  1. Excelente. Muita informação.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim sempre só foi ganhar ovos de Páscoa e adulta pagar para dar ovos de Páscoa. Sou daquelas que não segue nada destas datas por religião. Chegará um dia que tudo isso será desvendado.....o universo mostrará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovos de Páscoa não surgiram por inspiração de nenhuma religião e sim para alegrar as crianças e não há nada melhor do que ver uma criança sorrir.

      Excluir