terça-feira, 27 de setembro de 2022

O Rádio no Brasil comemora 100 anos, só que a Rádio Clube de Pernambuco, surgiu em 1919: Como explicar?

Augusto Joaquim Pereira, um contabilista apaixonado pelo estudo das ondas eletromagnéticas realizou em Recife, no dia 6 de abril de 1919, uma transmissão radiofônica direto de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa.


Jornais da época, convocaram os entusiastas no assunto para ouvirem a transmissão “do” Rádio Clube (assim mesmo, no masculino) em um evento realizado na capital pernambucana.

Somente quem compareceu conseguiu ouvir, porque naquele tempo ainda não havia aparelhos receptores de rádio à venda no Brasil, mas os entendidos sabiam ser possível a recepção em rádios de galena, iguais aos da foto acima.

Um estudo histórico deste acontecimento, está sendo relatado em uma série de palestras do jornalista e professor Pedro Serico Vaz Filho, da Faculdade de Comunicação Social  Cásper Líbero.


Pedro Vaz, tem procurado posicionar “
o” Rádio Clube de Pernambuco, como o grande impulsionador da radiodifusão sonora no Brasil.

Para o docente da Cásper, o Rádio Clube manteve transmissões periódicas até 17 de outubro de 1923, quando então, Oscar Moreira Pinto estabeleceu de forma oficial e definitiva, “a” Rádio Clube de Pernambuco como estação de rádio.

Esta inauguração, entretanto, veio seis meses depois do início das operações da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, sob o comando de Edgard Roquette Pinto, em 20 de abril de 1923.



Permanece, entretanto, a polêmica se a Rádio Clube de Pernambuco seria de fato, ou não, a primeira emissora brasileira.

Pedro Vaz admite essa possibilidade, mas não descarta a importância do acontecimento que originou a fundação da Rádio Sociedade de Rio de Janeiro, considerada oficialmente, a primeira a transmitir no Brasil.

Para o mestre em comunicação, a realização da Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, trouxe aos visitantes, a voz do presidente da República na época, Epitácio Pessoa, que foi ouvida em aparelhos de rádio colocados não apenas no Rio, mas também em Niterói, Petrópolis e algumas cidades do Estado de São Paulo.



"A experiência feita pelo Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, serviu de embrião para que se implantasse, em definitivo, a radiodifusão em nosso país", garante Pedro Vaz.

Pela data do acontecimento, conclui-se também que a tecnologia utilizada em Recife, tinha a mesma qualidade da que era levada em prática nos Estados Unidos.

A conclusão se dá pelo fato da primeira emissora comercial mundo, a Rádio KDKA, de Pittsburgh – Pensilvânia, ter iniciado suas transmissões, em 2 de novembro de 1920, mais de um ano depois do Rádio Clube de Pernambuco.




Na próxima postagem iremos contar como foi que surgiu o Rádio em São Paulo. Sendo assim, até lá!

2 comentários:

  1. Maravilha, Geraldo Nunes sempre nos dando pedras preciosas de informações

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Muito bom saber mais da nossa história.

    ResponderExcluir