quarta-feira, 21 de setembro de 2022

No mundo existem cinco inventores do Rádio: Conheça os nomes

Não é só o Brasil que pleiteia para o padre-brasileiro, Roberto Landell de Moura, o reconhecimento internacional pela invenção do rádio.  

Além dele, há outros quatro inventores de diferentes países: O italiano Guglielmo Marconi, o canadense Reginald Fessenden e os americanos, Nicola Tesla, sérvio-austríaco naturalizado e William Dubilier.

Tudo começa com o físico alemão Heinrich Hertz, que aparece na foto acima. Em 29 de novembro de 1888, ele mostra ao mundo das ciências, a existência das ondas eletromagnéticas.

O próprio Hertz não deu muito valor à sua descoberta, mas a partir dela, sucederam-se as invenções baseadas neste princípio.

As duas últimas décadas do século 19 fizeram parte do período das grandes invenções da qual participaram Landell de Moura e Marconi, entre outros.

Para nós brasileiros, foi o padre-cientista gaúcho quem inventou o rádio. graças à sua pioneira transmissão radiofônica entre a Avenida Paulista e a sede de sua paróquia no bairro de Santana, registrada pelos jornais da época.

Aconteceu, entretanto, que as patentes brasileiras obtidas pelo padre, não foram aceitas no exterior e, além disso, ele teve problemas com a Igreja que considerava suas experiências uma espécie de bruxaria e isso o atrapalhou.

Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi, apresentou aos seus compatriotas, o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios fazendo uso das ondas sonoras.

Em seguida se mudou para a Inglaterra, após verificar que não havia nenhum interesse do seu país em suas experiências.

Somente em 1899, Marconi comprovou cientificamente ser possível transmitir mensagens telegráficas por código Morse sem fios, ao testar seus equipamentos em duas embarcações dentro do Canal da Mancha.

Isso rendeu os dividendos que lhe permitiram criar uma empresa própria de aparelhos de rádio, vendidos em larga escala, particularmente para navios.

O Canadá, porém, reconhece Reginald Fessenden, nascido no país, como o único e verdadeiro inventor do Rádio.

Ele demonstrou, em dezembro de 1900, ser possível modular as ondas hertzianas em frequências e estações de recepção, de início para as transmissões dos telégrafos sem fio, como mostra a foto.

Esse princípio possibilitou, quase 20 anos depois, o surgimento nos Estados Unidos, das primeiras emissoras de rádio em AM.

Uma parte dos americanos, por sua vez, considera que o inventor do rádio, é Nicola Tesla, um sérvio-austríaco que imigrou para os Estados Unidos e se naturalizou americano em 1884.

Sua primeira transmissão radiofônica, só aconteceu em 1906, mas os americanos alegam que Marconi se utilizou de 19 patentes de Tesla para chegar ao seu projeto final de radiofonia.

O empresário americano Ellon Musk, deu o nome Tesla à sua fábrica de automóveis, por considerá-lo o verdadeiro descobridor da eletricidade.

Alguns historiadores acusam Thomas Edison de ter se apropriado dos inventos do engenheiro sérvio relacionados à geração de energia elétrica.


Outro círculo de estudiosos considera William Dubilier, nascido nos Estados Unidos, como o definitivo e mais bem-sucedido criador do rádio.

Ele demonstrou suas transmissões radiofônicas com perfeição, em uma feira realizada em Seattle, no ano de 1909, bem-antes do surgimento primeira estação comercial daquele país, no ano de 1919.

De nossa parte, fazendo as contas, chegamos à conclusão que o invento do rádio partiu do padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, interessado somente na transmissão da voz humana.

Por ironia do destino todos os demais terminaram ricos, menos o padre que desejava com seus inventos financiar obras de caridade. 

Este morreu esquecido, mas foi transformado depois em herói da Pátria. Ficará na história do rádio como o grande injustiçado.


 Agradecimentos a Rogério Gama e Reynaldo Tavares (in memorian)

5 comentários:

  1. Obrigada por mais este ensinamentos .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada espetacular aprendi muito!

    ResponderExcluir
  3. eu realmente sou muito grato por seu profissionalismo, desde a rádio Eudorado AM, eu já acompanhava o jornal todas as manhãs e aliás, muitas madrugadas acompanhei você que já entrava às 5h no jornal da Eldorado e logo a seguir às 6h lá vinha ele no helicópitero sobrevoando a cidade de São Paulo. Meu abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Sabia do Marconi e Tesla, não dos demais. Como boa brasileira que sou, acredito em Landell, como o inventor.

    ResponderExcluir