sábado, 5 de março de 2022

Foto histórica mostra descida da serra de Paranapiacaba a Cubatão em linha de trem desativada há décadas

Encontrei essa foto no Facebook, postada por uma pessoa que não consegui localizar, mas por ser histórica estou postando aqui.

A fotografia foi tirada por alguém no meio da mata para mostrar a descida da Serra de Paranapiacaba por um trem de passageiros da pioneira Estrada de Ferro São Paulo Railway, inaugurada em 1876. 

Esta ferrovia depois chamada Santos - Jundiaí, possibilitou o desenvolvimento do Brasil por facilitar as exportações de café que seguiam do interior de São Paulo com destino ao Porto de Santos.

Após a chegada do trem, a capital paulista ganhou o título de "cidade que mais cresce no mundo" e o transporte de passageiros também cresceu. 

Um abismo de 796,6 metros separa o planalto de Piratininga das praias do litoral e para transpor essa distância foram construídos viadutos por um trajeto curto, de apenas 7,5 quilômetros.

Essa obra de engenharia é considerada monumental para a tecnologia que havia na época, mas infelizmente não pode mais ser utilizada.

Os alicerces de ferro que sustentam os trilhos estão corroídos pela maresia e os dormentes dos trilhos estão podres e reconstruir tudo sairia caro demais.

Daí nossa dúvida em saber se a foto era verdadeira porque os vagões que aparecem não são os originais, somente o locobreque que segue à frente.




Encaminhei a foto para o jornalista Ademir Medici, responsável pela coluna Memória, do Diário do Grande ABC, e
le a repassou para o pesquisador Adalberto Dias de Almeida, um estudioso do sistema ferroviário.

Adalberto confirmou ser a foto verdadeira (tirada  provavelmente em 1974 com filme colorido), antes da implantação de um outro sistema ferroviário chamado cremalheira.

O especialista explicou que a máquina que segue à frente não se chama locomotiva e sim locobreque, pelo fato de servir como contrapeso para que os vagões sejam conduzidos por cabos de aço movimentados por locomotivas fixas.

Os vagões que aparecem são mais recentes, de tecnologia norte-americana, montados em aço inox pela Mafersa, empresa que funcionou de 1944 até 1999, no bairro da Lapa, sob administração da Rede Ferroviária Federal.

São vagões elétricos que circulam até hoje pela CPTM sem necessidade de serem puxados, mas como não havia eletricidade ao longo do trecho serra, tinham que ser movimentados pelo sistema funicular.


O funicular de Paranapiacaba se manteve em funcionamento como atração turística até 1994, quando teve suas operações encerradas.


A diminuição na demanda do transporte de cargas por ferrovias transformou o funicular em história.

De vez em quando aparecem uns malucos que fazem passeios pisando nesses dormentes podres e o risco de morrer, é enorme.


O acesso é proibido, mas há sempre os que burlam a lei e se arriscam.

Disso tudo, veio o nosso interesse em compartilhar a fotografia histórica com o prestimoso Ademir Medici, repórter memorialista da região do ABC, sempre atento ao nosso passado cheio de novidades.

Seguem mais fotos dos trens de Paranapiacaba, um distrito de Santo André.








5 comentários:

  1. Parabéns Geraldo por esse trabalho de resgate da nossa história dividindo conosco o seu conhecimento.

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  2. As solenidades de inauguração se deram em 14 e 15, mas foi em 16 de fevereiro de 1867 que tivemos a abertura ao tráfego da primeira ferrovia do estado de SP - SÃO PAULO RAILWAY.

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  3. Parabéns Geraldo.Eu em diversas vezes fui a Santos, de trem, usando o sistema gremalheira e os cabos de aço que subia uma composição enquanto outra descia. Parabéns.

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  4. Geraldo Nunes,saudades dos seus programas na radio Eldorado,São Paulo de todos os tempos

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