Se há uma figura de nossa história que ninguém pode reclamar, é José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o patriarca da independência.
Seu discurso sempre foi em defesa do Brasil, inclusive
com ideias avançadas para sua época.
O principal dos irmãos Andrada, defendia a abolição da escravatura junto com a independência, mas sua ideia não foi aceita.
Pouca gente sabe, mas também partiu dele a primeira proposta
para se construir Brasília e assim levar o desenvolvimento para outras partes do país.
Ele só não foi republicano, continuou monarquista porque quando estudante assistiu na Paris de 1789, toda a carnificina em torno da revolução francesa.
De volta aos tempos atuais quero ressaltar que em razão de toda balbúrdia verificada no último 7 de setembro, pouca gente ficou sabendo de uma homenagem prestada ao patriarca da independência.
Em Santana, foi inaugurado na sede do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva – CPOR, na Rua Alfredo Pujol, um monumento a José Bonifácio.
No endereço do atual quartel existiu o "Solar dos
Andradas", residência da família, e diz a história que naquelas dependências foi redigido o "Manifesto Paulista" que resultou no "Dia do Fico".
A solenidade de inauguração foi presidida pelo
comandante da 2ª Região Militar, general de divisão Jorge Cardoso Martins, com a presença dos familiares descentes diretos do patriarca, além de outras autoridades.
A obra de arte a cargo do escultor e artista plástico Claudio Callia, remonta o momento da entrega do manifesto pelo então vice-governador da província, ao príncipe regente Dom Pedro de Alcântara.
Do documento resultou a frase proferida em 9 de janeiro de 1822: "Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico", disse Dom Pedro.
Na mesma solenidade, o superintendente dos Correios da área metropolitana, José Marcos Gomes, anunciou o lançamento de um selo comemorativo ao bicentenário do manifesto.
Aproveito para lembrar que existem no Brasil várias estátuas erguidas para José Bonifácio de Andrada e Silva.
Em São Paulo, por exemplo, uma delas se encontra na Praça do Patriarca, bem no centro da cidade.
A estátua agora inaugurada, possui quase três metros de altura e passa a ser a maior do mundo entre todas que fazem lembrar este que pode ser considerado o maior dos brasileiros em todos os tempos.
Isto ajuda explicar o fato de existir também na cidade de Nova York, um monumento para lembrar José Bonifácio, na Rua 40 Oeste.
Aos que visitarem a "Big Apple" futuramente, segue a nossa dica para mais uma opção de passeio.
OBS: Agradecimentos a Malcolm Forest – vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
Muito obrigada por postar tão importante informação. Se tiver mais sobre o assunto, tanto de José Bonifácio quanto do CPOR por favor divulgue. O mesmo CPOR teve importante papel na Revolução de 1932.
ResponderExcluirMais uma informação riquíssima parabéns Geraldo
ResponderExcluirBem explicado
ResponderExcluirParabéns pela matéria, Geraldo!
ResponderExcluirCom os meus cumprimentos.