sexta-feira, 6 de março de 2020

Você já ouviu falar em Pessoas com Novos Desafios - PcND? Conheça exemplos


O conhecido maestro João Carlos Martins ganhou de presente um par de luvas eletrônicas desenvolvidas pelo designer Ubiratã Costa, a partir de peças produzidas por uma impressora 3D.

Elas devolveram ao maestro, a esperança de um dia voltar a fazer aquilo que mais ama, tocar piano.

Claro que para isso será necessário um período de adaptação, porque nada se consegue da noite para o dia, é preciso esforço e dedicação.

João Carlos Martins aparece em foto com suas luvas eletrônicas em frente ao piano

O desafio assumido pelo maestro nos leva a refletir sobre a necessidade de se encontrar no Brasil uma sigla ou terminologia que defina de maneira mais exata, a pessoa que por algum motivo adquiriu uma deficiência e busca integrar-se novamente no contexto social.

Certa vez conversando com o jornalista Adhemar Altieri, ele nos disse que o Canadá encontrou uma terminologia que classifica de maneira politicamente correta a pessoa que possua algum tipo de deficiência: “new challenge”, ou seja, “novo desafio”.

Por que então não se criar também no Brasil uma sigla mais adequada? “PcND” - “Pessoa com Novos Desafios”.

Desta maneira ficará mais fácil apontar pessoas como João Carlos Martins que a partir de um determinado momento da vida, passaram a enfrentar situações inusitadas, se saindo delas vitoriosa.

As luvas robotizadas entregues de presente a João Carlos Martins vieram com dedicatória

Além do maestro existem outros exemplos de pessoas que superaram desafios, os paratletas, por exemplo.

Vale lembrar que o nosso País está entre os campeões mundiais em acidentes de todo tipo.

Depois de um acidente grave, enfermidade, ou doença grave, a pessoa não sai pronta para vida novamente em um piscar de olhos.

Se inicia depois da recuperação uma longa trajetória de reabilitação para se enfrentar dificuldades problemas que antes pareciam nem existir.

Subir degraus, acionar o interruptor de uma lâmpada ou abrir o chuveiro e depois tomar banho, se tornam para algumas pessoas vítimas de acidentes, empecilhos que depois de vencidos são comemorados como se fosse o título de algum campeonato. 

Quando se aprende a se fazer tudo de novo e à nossa maneira,  sem a ajuda de ninguém, a vitória merece comemoração

O povo brasileiro é campeão mundial quando a palavra é superação.

O Brasil foi o País com o maior número de medalhas no Parapan 2019: Um total de 308 medalhas, contra 185 dos EUA

No mês de março de 2019 o Senado aprovou em plenário, por unanimidade, a PEC 25/2017, padronizando a sigla PcD para definir na Constituição a “Pessoa com Deficiência”.
.
Claro que a intensão merece elogios, denota a preocupação dos senadores com este segmento social.

Mas achar que um cidadão que passa por situações tão difíceis e inusitadas é, ainda assim um “deficiente”, nos parece inadequado.

Podemos até aprovar essa definição, para que ela defina corretamente essas pessoas perante a Carta Magna, mas a sociedade precisa encarar a questão da deficiência de um modo mais abrangente e menos discriminatório.

Ainda dá tempo de se escolher uma sigla politicamente correta voltada à população para definir cidadãos e cidadãs, não como pessoas deficientes, mas como seres humanos com novos desafios.

Assista agora um vídeo da TV Folha contando a trajetória de vida do maestro João Carlos Martins e entenda como foi que ele se tornou uma Pessoa com Novos Desafios - PcND.




Um comentário:

  1. Excelente matéria. Só quem já viveu isso, vive, ou tem alguém conhecido que tem alguma deficiência e passa por todas as dificuldades inimagináveis, terá o entendimento profundo do que o seu texto quer dizer.

    ResponderExcluir