O trabalho deixado à posteridade pelo fotógrafo Theodor Preising (1883-1962), por incrível que pareça, ainda é pouco conhecido mas sua qualidade é excelente.
Este alemão naturalizado brasileiro, escolheu São Paulo para morar e fez belas fotografias da cidade, especialmente nas épocas de carnaval.
No dia 10 de fevereiro daquele mesmo ano outras chapas contidas na mostra foram postadas no Blog do Prof. Evanir (https://blogdoprofevanir.blogspot.com)
Como as nossas postagens buscam resgatar a história recente sem fins comerciais, decidi reproduzir aqui alguns dos registros.
Por este motivo sempre cito ao final de cada postagem, as fontes da
internet que utilizo e, para tornar os registros mais atraentes, colorizamos
algumas fotos.
As imagens dos corsos carnavalescos da São João, são do final da década de 1920, a prova está no formato dos automóveis.
Conta o Prof. Evanir em seu blog que Theodor Preising se estabeleceu em São Paulo a fim de produzir cartões postais e vender equipamentos para fotógrafos amadores.
A partir de 1924, portanto há um século, montou seu
laboratório fotográfico para revelar seu próprio material.
Tornou-se colaborador de vários jornais como “O Estado de S. Paulo e da revista National Geographic, entre outras
Esta paisagem urbana da São Paulo dos anos 1920, mostra os carros que desciam pela Avenida São João no sentido do Anhangabaú.
Sobre um cavalo, o policial sinaliza o trânsito para que os paulistanos sempre apressados possam atravessar na confluência da Rua Direita com a Praça do Patriarca, em 1939.
Esta foto aérea é simplesmente fantástica! Foi tirada por Theodor Preising a bordo de um avião voando mais alto que um dirigível que aparece ao lado.
Das alturas avista-se a São Paulo da década de 1930 com a construção do Edifício Martinelli já finalizada.
Uma imensidão de árvores aparece em frente ao prédio do Colégio Caetano de Campos.
Essa imagem nos leva à constatação de que a Praça
da República era muito mais arborizada que agora.
Neste outro retrato, imigrantes asiáticos desembarcam no Porto de Santos.
O Portal Brasiliana Fotográfica aponta Theodor Preising como um “viajante incansável”.
Ele fotografou vários outros lugares por este Brasil afora, em especial o Rio de Janeiro e o Guarujá, mas também há registros dele em Campos do Jordão, Itanhaém e Curitiba, além de outras cidades.
Theodor Preising tinha um carinho especial pela capital paulista da qual registrou em suas lentes o Viaduto do Chá em 1940.
Fontes: Blog
do prof. Evanir - https://blogdoprofevanir.blogspot.com/2018/02/theodor-preising-sao-paulo-sinfonia-de.html
Portal Brasiliana
Fotográfica - https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=34735 escolheu São Paulo como residência e fotografou
muito a cidade, especialmente seu carnaval.
Que grata recordação o Geraldo Nunes nos brinda!
ResponderExcluirPosso estar enganada,mas São Paulo não era famoso pelo carnaval e até hoje não é, porém melhorou muito...mas tinham a turma da bagunça ,dos mais animados . Eu como descendente de Europeus, dizia minhas avós, que só mulher dá vida saia em blocos kkkkk coitadas....nunca se divertiam😔
ResponderExcluirParabéns Geraldo por manter viva a cidade de São Paulo!
ResponderExcluir