quarta-feira, 15 de novembro de 2023

O Hino Nacional Brasileiro é um plágio? Ludmilla reabre polêmica

Durante a cerimônia de abertura do Grande Prêmio São Paulo de F-1, a cantora Ludmilla, convidada para interpretar o Hino Nacional Brasileiro, esqueceu a letra e fez todo mundo passar vergonha.

Por causa do acontecimento lamentável, voltaram às redes sociais as conversas de que a canção do nosso hino é plágio de alguma composição clássica.


A bola da vez passou a ser a ópera 'Don Sanche', de Franz Liszt, que possui um trecho de fato muito parecido ao hino composto pelo maestro Francisco Manuel da Silva.

Fiquei curioso em saber a verdade, para esclarecer minhas dúvidas telefonei para o “curioso-mor”, meu colega Marcelo Duarte, autor do Guia dos Curiosos.

O Marcelo também se mostrou surpreso e como resposta, me indicou um vídeo apresentado pelo maestro Alexandre Innecco, que possui um canal no Youtube e dá seus pitacos sobre querelas musicais.


Para o maestro as semelhanças com a ópera ‘Don Sanche’, não configuram plágio primeiro porque algumas notas se parecem apenas em um trecho da melodia. 

Outra razão foi que a obra resultou em um grande fracasso e jamais foi exibida no Brasil do século 19. “Suas partituras não foram trazidas ao nosso país, não haveria como plagiar uma obra desconhecida”.

Não existe, entretanto, uma certeza sobre a data exata da composição do Hino Nacional Brasileiro.

Algumas versões apontam para 1822, logo após a Proclamação da Independência, outras para 1831, ano da abdicação de Dom Pedro I e seu retorno a Portugal.


Quanto à letra composta pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, sua associação ao hino se deu muitos anos depois após um concurso para a escolha, realizado em 1909.

Somente durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, o Hino Nacional Brasileiro foi oficializado por decreto para sua execução em cerimônias públicas.

A ópera ‘Cinderela’, ou em italiano, ‘La Cenerentola’, de Gioacchino Rossini traz também semelhanças ao hino brasileiro, assim como trechos da obra do padre José Maurício Nunes Garcia, considerado um dos maiores compositores clássicos do Brasil.


Para o maestro youtuber Alexandre Innecco essas semelhanças também não configuram plágio e sim “coincidências musicais”. Sendo assim, fim de papo.

No livro “República ou Morte! Viagens em Busca de Hinos Nacionais”, o autor Alex Marshall revela uma série de semelhanças melódicas envolvendo outros países.

Alguns desses “plágios” possuem raízes históricas com melodias tradicionais de compositores desconhecidos.

Em outras situações, há quem suspeite de, digamos, excesso de inspiração por parte do compositor.

Verdade mesmo é que toda essa polêmica reacendeu por culpa da cantora Ludmilla que se tivesse vergonha, teria pelo menos devolvido o dinheiro do cachê que recebeu, visto que não soube cantar a música para a qual foi contratada. 

Como disse meu amigo jornalista Gabriel Kwac, “poderia pelo menos ter levado uma colinha”.

Assista agora o vídeo postado pelo maestro Alexandre Innecco:


Outras fontes:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/sete-hinos-nacionais-suspeitos-de-plagio.html

https://radios.ebc.com.br/concerto-mec/2021/01/confira-opera-cinderela-de-gioacchino-rossini-e-o-concerto-para-violoncelo-de

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