Durante a cerimônia de abertura do Grande Prêmio São Paulo de F-1, a cantora Ludmilla, convidada para interpretar o Hino Nacional Brasileiro, esqueceu a letra e fez todo mundo passar vergonha.
Por causa do acontecimento lamentável, voltaram às
redes sociais as conversas de que a canção do nosso hino é plágio de alguma composição
clássica.
Fiquei curioso em saber a verdade, para esclarecer minhas
dúvidas telefonei para o “curioso-mor”, meu colega Marcelo Duarte, autor do
Guia dos Curiosos.
O Marcelo também se mostrou surpreso e como resposta, me
indicou um vídeo apresentado pelo maestro Alexandre Innecco, que possui um
canal no Youtube e dá seus pitacos sobre querelas musicais.
Outra razão foi que a obra resultou em um grande fracasso e jamais foi exibida no Brasil do século 19. “Suas partituras não foram trazidas ao nosso país, não haveria como plagiar uma obra desconhecida”.
Não existe, entretanto, uma certeza sobre a data exata
da composição do Hino Nacional Brasileiro.
Algumas versões apontam para 1822, logo após a Proclamação da Independência, outras para 1831, ano da abdicação de Dom Pedro I e seu retorno a Portugal.
Quanto à letra composta pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada, sua associação ao hino se deu muitos anos depois após um concurso para a escolha, realizado em 1909.
Somente durante as comemorações do Centenário da
Independência do Brasil, em 1922, o Hino Nacional Brasileiro foi oficializado
por decreto para sua execução em cerimônias públicas.
A ópera ‘Cinderela’, ou em italiano, ‘La Cenerentola’, de Gioacchino Rossini traz também semelhanças ao hino brasileiro, assim como trechos da obra do padre José Maurício Nunes Garcia, considerado um dos maiores compositores clássicos do Brasil.
Para o maestro youtuber Alexandre Innecco essas semelhanças também não configuram plágio e sim “coincidências musicais”. Sendo assim, fim de papo.
No livro “República ou Morte! Viagens em Busca de
Hinos Nacionais”, o autor Alex Marshall revela uma série de semelhanças
melódicas envolvendo outros países.
Alguns desses “plágios” possuem raízes históricas com
melodias tradicionais de compositores desconhecidos.
Em outras situações, há quem suspeite de, digamos,
excesso de inspiração por parte do compositor.
Verdade mesmo é que toda essa polêmica reacendeu por culpa da cantora Ludmilla que se tivesse vergonha, teria pelo menos devolvido o dinheiro do cachê que recebeu, visto que não soube cantar a música para a qual foi contratada.
Como disse meu amigo jornalista Gabriel Kwac, “poderia pelo menos ter levado uma colinha”.
Assista agora o vídeo postado pelo maestro Alexandre
Innecco:
Outras fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/sete-hinos-nacionais-suspeitos-de-plagio.html
https://radios.ebc.com.br/concerto-mec/2021/01/confira-opera-cinderela-de-gioacchino-rossini-e-o-concerto-para-violoncelo-de
Se bem conhecemos os "valores" do povo tupiniquim, não devemos duvidar de nada.
ResponderExcluirPeço que assinem as mensagens, mesmo que seja apenas com o primeiro nome.
ResponderExcluirEsclarecido.
ResponderExcluirConferida a explicação
ResponderExcluirO hino comprido affff
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