Ano Novo, Vida Nova!
Todo início de ano é assim, as atenções da mídia se
voltam para o trânsito por ser início de ano, período de poucas notícias por
causa das férias e dos recessos no legislativo e judiciário.
O trânsito é um assunto problemático que sempre
desperta polêmicas, mas desta vez a discussão vai ser grande
Já ouviram falar do Uber Moto?
Por este novo serviço por aplicativo, você chama o condutor que te dá uma carona em sua moto.
A modalidade chegou ao Brasil em 2020 e já está
presente em cerca de 160 municípios brasileiros, mas nada se compara ao
tráfego das duas maiores capitais do país.
Somente na cidade de São Paulo, em 2020, quase 350 motociclistas morreram em acidentes dentro
do perímetro urbano e em 2021 foram 394 mortes, média de
1,8 por dia, aumento de 16% entre um ano e outro, conforme o Infosiga.
Tudo isso, sem contar os 6.548 motoboys com ferimentos
graves que hoje se recuperam das sequelas sofridas nos centros de reabilitação
pagos pelo SUS.
A prefeitura paulistana informa que foi pega de surpresa e determinou
que a empresa Uber seja notificada, e que o serviço ficará suspenso, pois ainda não está regulamentado
no âmbito municipal.
Para os especialistas, antes de começar a usar o aplicativo de forma profissional, os motociclistas precisam:
1. Passar
por uma série de cursos sobre a condução de passageiros
2. Aprender
a realizar primeiros socorros
3. Entender
a regulamentação de trânsito de cada município
4. Passar
por verificações periódicas
5. Fazer manutenção da motocicleta
6. Saber pilotar com garupa e passar por testes de habilidade
Na opinião deste repórter agora blogueiro, que tem acompanhado a situação do trânsito há mais de três décadas, transportar pessoas em uma moto, é bem diferente de se transportar mercadorias ou mesmo pizzas.
Existem passageiros que nunca andaram de
moto e mesmo para quem viaja na garupa, é preciso ter um certo preparo.
Muitas pessoas nem se dão conta do risco que estão
correndo ao embarcar como passageiras em uma motocicleta.
No carro se aprende a dirigir, na moto se aprende a
pilotar. Percebem a diferença?
Justamente agora que a implantação da Faixa Azul em São Paulo, começa trazer bons resultados, surge essa nova polêmica.
A Faixa Azul estabeleceu para as motos a circulação por um “corredor exclusivo” à esquerda na Avenida 23 de Maio e mais recentemente, na Avenida dos Bandeirantes.
Esta regulamentação completou um ano, agora neste mês de
janeiro, com a aprovação de 93% dos motociclistas e redução dos acidentes graves
e mortes.
Atualmente, existem 1,3 milhão de motos circulando na
Capital e, conforme o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes – SMT, não foram registradas mortes desde então nessas avenidas.
O avanço em termos de segurança, obtido pelas Faixas Azuis pode enfrentar um retrocesso se o Uber para as motos for regulamentado.
Em nota, a empresa que promove caronas através de seu aplicativo, informou que já oferece viagens de moto desde novembro de 2020, em
várias cidades brasileiras, mas nada se compara a São Paulo em volume de tráfego
“A modalidade está presente na região
metropolitana desde o ano passado”, informa a Uber. Em diversas cidades brasileiras existem há anos serviços de Moto-Táxi, onde o conflito entre carros e motos é bem-menor.
Há uma lei federal que regulamenta esses serviços no
país e que pode ser adaptada de acordo com a legislação de cada município.
Entendo que a população paulistana que se aventurar a esse tipo de transporte correrá risco de morte.
Não exagero em dizer que se trata de mais uma “tragédia anunciada”, caso de fato essa proposta seja aprovada.
Depois, não digam que não avisei! De todo modo faço votos para que todos e todas tenham, um feliz ano novo sem abusar da velocidade.
Fontes: Infosiga, Imprensa CET/SMT, Estadão Bairros
e Portal G1
Concordo com o seu aviso.
ResponderExcluirClaro que a questão passa pelo volume de tráfego. Cidades de até 100 mil habitantes pode encarar isso. Uma metrópole com trânsito caótico, nunca! Será o poder da grana e dos interesses comerciais impondo um deserviço à cidade. Antes, deviam cuidar de eliminar a poluição sonora causada pelas motos barulhentas.
ResponderExcluirJohnny Savalla, colega da TV Cultura, lançou um alerta sobre o uso de capacetes pelos garupas do Uber Moto. Cada um deverá ter o seu, capacetes de uso individual contém todo tipo de virus que podem transmitir vários tipos de doenças.
ResponderExcluirNão existe cobertura de seguros para passageiros que andam na garupa das motos, informa Antônio Penteado Mendonça da Rádio Eldorado.
ResponderExcluirEm caso de acidente com vítimas de moto com Uber, serão necessárias duas viaturas de resgate, dobrando o custo para esse tipo de atendimento.
ResponderExcluirDesde 2021, proprietários de veículos estão dispensados de pagar o DPVAT, que até então era cobrado todos os anos, juntamente com o IPVA.
ResponderExcluirHá 68 mil pacientes na fila de espera por cirurgia ortopédica na cidade de São Paulo, muitos deles por causa de acidente com moto, informou o prefeito Ricardo Nunes em entrevista à Rádio Eldorado.
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