segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

A nova moda de Natal é o “Inimigo Secreto”: Você aceita brincadeiras?

Tudo muda neste mundo, inclusive as formas de se comemorar o Natal.

No calendário cristão, o Natal representa a data de nascimento de Jesus Cristo, retratado na figura do Menino Jesus.

Os livros de história contam, entretanto, que antigas civilizações comemoravam com festas o final de cada colheita agrícola.

Em Roma, se promovia a Saturnália, em homenagem ao deus romano da fartura e abundância chamado Saturno.


No ano de 313, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos e, a partir de então, o cristianismo passou a agregar novos adeptos em Roma, tornando-se a religião oficial do Império Romano, em 390.

Em seguida, a Igreja Católica, extinguiu a Saturnália e fez dela um festejo religioso para comemorar o nascimento de Cristo e a data escolhida foi 25 de dezembro. Surgia assim o Natal.

Com o passar dos séculos e das gerações, a data foi obtendo simbolizações típicas como a troca de presentes entre as pessoas.

A Bíblia diz que o Menino Jesus, após nascer, foi visitado e presenteado por três Reis Magos, que trilharam o caminho da manjedoura seguindo, uma “Estrela Guia”.


Trocar presentes passou a significar a repetição da atitude positiva daqueles reis, embora o costume de dar presentes já ocorresse na Saturnália da antiga Roma. 

Somente no século 20 surgiu a brincadeira do “Amigo Secreto”, criada na Escandinávia, em 1929, o ano da “Grande Depressão” causada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Naquele momento as pessoas estavam sem dinheiro para comprar presentes e alguém teve a ideia de colocar nomes em papeis picados para cada um retirar aquele ou aquela que seria presenteado e guardar esse nome em segredo até o dia da entrega.

Com o surgimento das redes sociais, o tradicional amigo secreto de fim de ano passou a não trazer mais a mesma emoção das décadas passadas.

Nos ambientes de trabalho surgiu uma nova versão, batizada de “Inimigo Secreto”.

O objetivo foi tornar a festa de fim de ano nas empresas mais divertida, com presentes que fogem do óbvio, de acordo com o perfil do presenteado.


Que tal dar de presente um despertador barulhento para quem sempre chega atrasado aos compromissos, ou lenços de papel para quem trabalha ao seu lado e vive espirrando?

Outro presente engraçado pode ser um rolo de papel higiênico para o colega capitalista que adora investir na bolsa com ousadia e vive perdendo dinheiro! 

Essas são algumas ideias de possíveis presentes para uma perfeita brincadeira de “inimigo secreto”.

Existem outras, basta copiar e colar o endereço abaixo: 

https://guiadospresentes.com/presente-para-inimigo-secreto/

Nos dias que antecedem a data maior da cristandade, o mais importante é manter o bom humor sem, é claro, perder o amigo... E seja feliz: Vem aí o Natal!

 

 Valéria Rambaldi colaborou

3 comentários: