As rodas-gigantes não são novidade, mas a tecnologia fez delas um instrumento de charme e glamour para as metrópoles do mundo afora.
São Paulo não poderia ficar atrás e também terá a sua com data de inauguração
prevista para o mês de junho deste ano.
Será a maior roda-gigante da América Latina, com 91 metros de altura e 42 cabines climatizadas para transportar até 10 pessoas.
A montagem já começou no Parque Cândido Portinari, às margens do Rio Pinheiros e o nome de batismo será Roda São Paulo.
O projeto leva a assinatura do Escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana e promete oferecer estrutura adaptada com toda a acessibilidade necessária para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade.
Seu funcionamento será no sistema “continuous loading” que permite o embarque e o desembarque sem precisar interromper por completo o percurso, otimizando o acesso e, deste modo, evitando filas.
Não vejo a hora desse novo brinquedo entrar em
funcionamento, quero ser um dos primeiros a visitar para testar o
sistema acessível.
No Rio de Janeiro existe a bela Yup Star que oferece visão panorâmica do Boulevard Olímpico, da região portuária carioca e de outras atrações como o Museu do Amanhã e o AquaRio.
Em Foz do Iguaçu foi inaugurada em janeiro uma roda-gigante com 88 metros de altura para permitir a visão de três países ao mesmo tempo: Argentina, Paraguai e Brasil, a chamada Tríplice Fronteira.
As rodas-gigantes, entretanto, voltaram à moda já faz algum tempo.
Na virada do milênio, entre 1999 e 2000, os ingleses inauguraram a Millennium Wheel, de 165 metros, conhecida como Olho de Londres, uma das atrações turísticas mais visitadas atualmente no Reino Unido.
Esse interesse do público levou os americanos de Las Vegas, a criarem a High Roller, de 167 metros, que passou a ser considerada a mais alta do mundo, mas esse reinado durou pouco.
O recorde foi batido pela suntuosa Ain Dubai, de 250 metros e 48 cabines com capacidade para levar até 40 pessoas.
Este nome em árabe significa; “Olho de Dubai”, de fato a
maior roda-gigante em movimento na face da Terra, com 48 cabines, capaz de transportar
até 1.750 passageiros simultaneamente. Modernidade é isso.
Para os saudosistas que curtem o nosso blog, explico que os atuais modelos, inclusive o de São Paulo, estão muito à frente das primitivas
rodas-gigantes dos parques infantis da nossa infância na Pauliceia dos
1950-60.
O mais famoso parque infantil de São Paulo foi o Xangai, no Parque Dom Pedro II, inspirador do atual Catavento, no Palácio das Indústrias.
Surgiu depois o Playcenter que ao inaugurar sua Montanha Russa, na década de 1990, decretou a aposentadoria da roda-gigante então nele existente.
Maravilhosa pesquisa ... Uma delícia ler e conhecer a história desse lúdico instrumento que faz o coração acelerar e a alegria de muitos.
ResponderExcluirRememoração incrível para quem viveu as rodas gigantes dos parques de diversão.
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