sexta-feira, 17 de maio de 2024

Guarda Luizinho lança livro de memórias nas proximidades do antigo Mappin onde brilhou

Luiz Gonzaga Leite é o nome completo do Guarda Luizinho que obteve popularidade no trânsito de São Paulo por orientar e proteger vidas, sem a precisar ter que multar e assim se tornou amigo não só dos pedestres, mas também dos motoristas.

Sempre disposto e bem-humorado, este policial militar dava aulas de improviso e acreditem, ensinou muitas pessoas a atravessar as ruas com segurança, por desconhecerem a existência da faixa de pedestres.


Na década de 1970, a esquina mais movimentada de São Paulo, ficava na travessia da Praça Ramos para a Rua Xavier de Toledo e Viaduto do Chá, pela existência das Lojas Mappin que atraía grande público.

Cerca de 1 milhão e meio de pessoas cruzavam aquela esquina todos os dias e a quantidade de atropelamentos era enorme.


Alguém precisava dar um jeito naquela situação e o Guarda Luizinho foi acionado e mostrou ser possível, mesmo naqueles tempos difíceis, aproximar o povo da polícia com ações espontâneas de amizade para ao mesmo tempo dar orientações aos pedestres.

Em sua época, foi algumas vezes mal compreendido pelos seus superiores, mas agora a situação é outra, os atuais comandantes gostam muito dele.




Neste livro em que colaborei com o Guarda Luizinho para que sua biografia viesse ao público através da Editora Letras do Pensamento, há uma porção de histórias boas de se ler.

Os assuntos abordam não apenas questões do trânsito, mas sobre como era a vida no antigo e agitado centro de São Paulo repleto de acontecimentos e personagens interessantes.

 Lições de cidadania não faltam para os que amam a paz, a civilidade e o amor ao próximo em uma metrópole que muitos consideram desumana.

Segue abaixo o convite para que todos compareçam ao Shopping Center Light, ao lado do Viaduto do Chá, lugar em que o Guarda Luizinho brilhou em seus áureos tempos.

O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, 23 de Maio de 2024, entre 15 e 22 horas, no na Livraria Leitura.








2 comentários:

  1. Tempo do respeito. Eu guarda Mirim da Casa do pequeno Trabalhador..em 1970 conheci .Sr.Luizinho gente boa. Antônio Cândido da Silva Filho via Facebook

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Luizinho e a você Geraldo pelo trabalho. Tenho certeza que o livro está ótimo.
    Sucesso!!! Lenilde Plá De León via Facebook

    ResponderExcluir