Mais de 100 automóveis foram apreendidos em uma megaoperação do Comando de Policiamento de Trânsito - CPTran, realizada neste mês de maio/2023, contra os rachas que vinham acontecendo nas madrugadas pela região dos Jardins, em São Paulo - Capital.
Por coincidência, no mesmo dia da blitz, o ator Vin Diesel compartilhou o novo
pôster de 'Velozes e Furiosos 10', entre as imagens aparece o Cristo Redentor como pano de fundo.
Não é a primeira vez que o Brasil é retratado na série, uma das razões é o sucesso do filme entre os brasileiros, cujo país é o terceiro do mundo em mortes no trânsito; 33 mil vidas foram perdidas em 2021.
Na nossa frente estão Índia e China, respectivamente.
Escrever sobre números trágicos não é fácil, por isso iremos ilustrar o assunto com imagens menos chocantes.
Há exatos 12 anos, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas - ONU estipulou o início de uma década de ações para aumentar a segurança no trânsito.
O mês de maio foi o escolhido para a apresentação de
balanços por parte das nações signatárias, sobre suas iniciativas em prol da
segurança nas ruas, avenidas e rodovias.
Na ocasião, a Organização Mundial da Saúde – OMS, preparou recomendações com base em um documento contabilizado em 2009, com números alarmantes.
2009 foi trágico: 1,30 milhão de seres humanos morreram no mundo em acidentes de trânsito contabilizados por 178 países.
Tais desastres ocasionaram 50 milhões de pessoas feridas, muitas das quais passaram a ter sequelas de todo tipo.
Entre as vítimas do trânsito está o ator Paul Walker, de Velozes e Furiosos, que viajava em um carro dirigido por seu amigo.
Em alta velocidade o condutor perdeu o controle e ambos morreram após colisão em um poste, no ano de 2013.
Passados 14 anos da programação estipulada pela Organização das Nações Unidas e 10 anos da morte do artista, os resultados ficaram abaixo do esperado.
Números atuais apontados em um relatório do Observatório
Nacional de Segurança Viária - OSNV indicam o registro de 1,35 milhão de vítimas fatais no trânsito
pelo mundo todo.
Com sede em São José dos Campos – SP, o OSNV lançou em 2014, o movimento Maio Amarelo, com programas de conscientização para motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A média daquele ano foi de 120 mortes diárias no Brasil e
atualmente, são 88 óbitos todos os dias, números ainda considerados altos.
Os acidentes de trânsito custam ao nosso país, 20 bilhões de
reais a cada ano para o Sistema Único de Saúde - SUS.
Em todo o mundo, o trânsito é a principal causa de
mortes entre os jovens de 15 a 29 anos.
Em 2022, na capital paulista morreram 374 pessoas em acidentes com motocicletas, entre condutores e passageiros da garupa.
Por tais motivos recomenda-se evitar serviços de Moto-Táxi e Uber Motos.
Este número corresponde a 35% das mortes no trânsito
paulistano, cuja média de motociclistas mortos, é de três por dia.
Entre as bikes também há números que entristecem: 1.906
ciclistas perderam a vida em todo o país, durante o ano de 2021.
Desse total, 321 ciclistas se acidentaram no Estado de
São Paulo e 41 na capital paulista, ou seja, 19,5% do total das mortes entre brasileiros.
Ao todo 286 pedestres perderam a vida atropelados no
trânsito da capital paulista, em 2021, boa parte por atravessarem fora da faixa.
Atualmente, 89% dos veículos já saem das montadoras com controle eletrônico de estabilidade, índice que reduz em 46% o risco de acidentes. Ocorre que surgiu um outro tipo de imprudência: 53,7% dos acidentes aconteceram pelo uso do celular ao volante.
Se todos trafegassem a 30 km por hora dentro do perímetro urbano, haveria 90% de chances de sobrevivência, apontam estimativas da Organização Mundial de Saúde.
O uso do cinto de segurança no banco da frente reduz o
risco de morte em 45% e no banco traseiro em até 75%.
O trânsito é a maior causa de mortes em termos globais
com 3.000 vidas perdidas em ruas ou estradas por dia.
Para criar caminhos mais seguros, o Maio Amarelo tem como conceito, a metodologia do programa Visão Zero, surgido na Suécia, durante a década de 1990.
Este programa defende que nenhuma morte ou lesão no
trânsito é aceitável, assim todos os que fazem parte do sistema; governos e a
sociedade devem compartilhar responsabilidades e contribuir para a segurança
nas ruas, avenidas e estradas.
Dez atitudes para um trânsito mais humanizado
A falta de segurança nas vias públicas afeta a todos, interrompe
vidas e deixa sequelas físicas e emocionais em milhares de famílias.
Juntos, governos e população, ficará mais fácil
enfrentar esse enorme desafio.
Vamos tomar atitudes corretas no dia a dia: Quais são
elas?
1 - Respeite sempre a sinalização e as leis de
trânsito
2 - Nas rodovias respeite o limite de velocidade e
apenas ultrapasse em áreas permitidas
3 - Se estiver conduzindo veículo motorizado, atenção
especial em relação aos ciclistas e pedestres
4 - Ao dirigir use sempre o cinto de segurança e exija
que outros ocupantes do seu veículo façam o mesmo
5 - Não use o celular enquanto dirige e, se for
pedestre, preste atenção ao atravessar a via, se estiver utilizando smartphone
6 - Se estiver conduzindo veículo motorizado, respeite
as faixas de pedestres e, se for pedestre, apenas atravesse a via usando a
faixa de segurança.
7 - No ambiente urbano conduza a 30 km por hora no
máximo
8 - Lembre-se sempre de fazer uma rápida revisão no
veículo antes de viajar, incluindo pneus, luzes e equipamentos como o limpador
de para-brisas e outros
9 - Antes de pegar a estrada mantenha distância segura
do veículo que vai à frente
10 - Nunca dirija após ingerir bebida alcoólica
Caso queira, assista Velozes e Furiosos 10, só não tente imitar os
atores, pois tudo aquilo é mera ficção e montagens.
Espero que tenham entendido nossa tentativa de apresentar a realidade do trânsito sem fotos que deixem os leitores mais chocados ainda.
Nossa intenção é informar e não fazer sensacionalismo.
Fontes: OSVN, Infosiga e Estadão Conteúdo
Trabalho excelente! Seria preciso alertar todos os dias a população. Vidas perdidas por falta de educação. Antes da educaçào no trânssito vem a educação dentro de casa. Pessoas morrem a toa!. Parabens, Geraldo!
ResponderExcluirMuito legal a reportagem! Gostei. Sempre fui ligado na "velocidade" , mas aprendi que a rua não é o lugar certo para isso, é sim os circuitos e eventos organizados aonde se tem um mínimo de segurança para poder praticar esse esporte. Pena que no Brasil há poucos eventos organizados tipo arrancadões etc. Acho que ajudaria a saciar esse desejo dos Brasileiros pela velocidade de forma controlada. Mas acho que oque realmente vai acabar com os acidentes de trânsito serão os carros guiados por por computador ou "piloto automático ". Isso vai tirar a parte mais perigosa do veículo da jogada: o condutor. É extremamente difícil vc condicionar todas as pessoas a ter boas práticas de direção. No entanto, um sistema automatizado, aonde o carro tem que obedecer a regra das vias, vai eliminar o risco de acidentes, vai diminuir significativamente o trânsito, e o tempo de trajeto. Vai ser muito chato não poder dirigir... mas creio que seria melhor pra todos...Renato Nunes
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