quinta-feira, 13 de abril de 2023

Ruy Barbosa não ia com a cara de nenhum jogador de futebol. Por que será?

 O Campeonato Brasileiro de Futebol 2023 está começando e o acontecimento me faz lembrar Ruy Barbosa.

Como este é o ano do centenário de seu falecimento e por isso está sendo lembrado, decidi trazer esse assunto repleto de curiosidades que associa o nosso “Águia de Haia” ao futebol. 


Nosso mais ilustre jurista não chegou a fazer críticas ao futebol como prática esportiva, mas deixou claro que não gostava do comportamento dos jogadores de sua época.

O que houve foi o seguinte, em 1916 aconteceu a primeira edição do Campeonato Sul-Americano de Futebol, nome que se dava à atual Copa América e o Brasil participou.


Os jogos foram disputados em Buenos Aires, em comemoração ao Centenário da Independência da Argentina.

Participaram do certame quatro seleções: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Todos jogaram entre si em turno único e o Uruguai sagrou-se campeão.

Ruy Barbosa reconhecido e admirado mundialmente, por seu discurso na Conferência Internacional pela Paz, em Haia, na Holanda, tinha também uma língua ferina, capaz de trucidar seus adversários pela força das palavras.

Hilário Franco Júnior em seu livro, “A Dança dos Deuses, Futebol, Cultura e Sociedade”, editado pela Companhia das Letras, em 2007, explica os motivos da irritação do tribuno.

Segundo o autor, um dos transtornos trazidos pela 1ª Guerra Mundial que acontecia na Europa, foi a escassez de navios no mundo todo.

Ruy Barbosa marcou viagem para a Argentina com uma delegação de juristas, a fim de participar de um congresso sobre direito internacional realizado naquele país.

A data do encontro coincidiu com o início do Campeonato Sul-Americano de Futebol e um navio foi fretado para levar a delegação comandada pelo ilustre mestre de todos os advogados.

Como sobrariam lugares na embarcação, o então ministro das Relações Exteriores, Lauro Miller, telefonou para Ruy Barbosa e avisou que colocaria os jogadores da seleção no mesmo navio.

O “Águia de Haia” ficou furioso, não aceitou a ideia, sob alegação de ter reservado camarotes para ele, esposa e filhos, além dos demais representantes convidados com suas respectivas famílias.

“Onde já se viu compartilhar nosso espaço com essa corja de vagabundos!”, esbravejou. 

Afinal, a profissão de jogador de futebol ainda não estava reconhecida no Brasil e quem ganhasse dinheiro jogando bola, era malvisto.


A seleção brasileira seguiu assim mesmo para disputar o torneio. Na ocasião nossos atletas vestiram em campo um uniforme de camisas listadas em verde-amarelo.

Só que a viagem teve que ser feita de ônibus e foram nove dias até o desembarque na Argentina. A chegada em Buenos Aires aconteceu no dia da abertura do campeonato.

O resultado não poderia ter sido outro, o Brasil perdeu na estreia e depois conseguiu apenas dois empates.

Ruy Barbosa jamais imaginou que com o passar dos anos, a imagem de nosso país ficaria associada ao futebol por ter a única seleção até agora pentacampeã do mundo.

Também não previu que o Campeonato Brasileiro seria o maior torneio interclubes do planeta Terra.

Se Ruy Barbosa estivesse vivo, para qual time de futebol iria torcer? 

Aceito sugestões de vocês torcedores e torcedoras, para a escolha do time que despertaria o carinho do nosso “Águia de Haia”, caso ainda ele estivesse entre nós.

Deixe seu comentário aqui mesmo no blog e depois divirta-se com o resultado de nossa enquete.

O Brasileirão 2023 está só começando.



 Fonte: Portal Rio Aqui



11 comentários:

  1. Com certeza, por ser Baiano e radicado no Rio de Janeiro, seria Flamenguista.

    ResponderExcluir
  2. É claro que seria Santista

    ResponderExcluir
  3. Ñ torceria para nenhum! Agora sim, teria mais motivos para criticar jogadores. ...

    ResponderExcluir
  4. Ruy Barbosa diria que não liga para futebol, mas tem uma leve simpatia pelo Santos FC. Seu perfil de jurista me leva a imaginar isto.

    ResponderExcluir
  5. Super interessante, Geraldo. Agora sim, Ruy Barbosa teria mais motivos para odiar jogadores. Aposto que nos tempos dele ñ tinha nenhum estuprador, nem milionários cafajestes... Regina Helena, via Facebook.

    ResponderExcluir
  6. Palmeiras🇧🇷 Claudio Migs Facebook

    ResponderExcluir
  7. Como todo politico ele diria que gostava de varios times. Um ou mais em cada estado.

    ResponderExcluir